Como o Pilates e Corealign ajudam para o equilíbrio da vida e a prevenir quedas na terceira idade

Pilates e Corealign para a prevenção de quedas 60+ - FisioForma Porto Alegre - Moinhos de Vento.png

A população acima de 60 anos cresce de forma significativa no Brasil, chegando a 30 milhões de pessoas em 2017 e representando cerca de 14% de brasileiros.

Em Porto Alegre, este número cresce ainda mais, 18% da população tem mais de 60 anos e o Bairro Moinhos de Vento, apresenta a maior concentração de população com 65 anos ou mais do Brasil (26,9%), superando o bairro carioca de Copacabana (23,2%), de acordo com o IBGE.

A tendência é que na próxima década o percentual de pessoas na terceira idade já supere o número de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

COMO SERÁ O AMANHÃ?

Com o aumento da média de vida das pessoas, resta saber como será o amanhã para estas pessoas acima de 60 anos?

Qual vitalidade que você gostaria de ter aos 60, 70, 80 ou 90 anos?

Acontece que hoje em dia é preciso repensar os padrões que definem as características e comportamentos das pessoas. Inclusive a palavra idoso deve ser reavaliada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, idoso é aquele que tem 60 anos ou mais.  Mas o fato é que atualmente muitos homens e mulheres 60+ tem um estilo de vida e aparência que nada lembra os avós de tempos passados. São pessoas ativas, que cada vez mais buscam qualidade de vida, paqueram e possuem um dia a dia tão atarefado quanto as pessoas que estão atuando profissionalmente. Por isto não querem, e nem se sentem representadas pelo rótulo de idosos.

Desejam viver uma fase muito boa, onde estão colhendo os frutos de sua vida, já não tem tantas ansiedades e sabem deixar os acontecimentos e sentimentos fluir naturalmente.


Joseph Pilates, criador do método Pilastes, em uma de suas frases famosas, afirma que:

"Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem."


OS RISCOS DE QUEDAS NA TERCEIRA DE IDADE

Por outro lado, obviamente o processo de envelhecimento faz com que o corpo humano sofra alterações e perdas fisiológicas, como a diminuição da densidade óssea e da massa muscular, a instabilidade postural, além de comprometimento da capacidade visual e auditiva.

Isto faz com que um dos grandes problemas acima da faixa etária dos 60 anos sejam as quedas, e muitas delas acontecem em casa, no cotidiano e em atividades da vida diárias, também conhecidas como AVDs.

O levantamento da Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 1 em cada 3 pessoas acima de 65 anos sofrem uma queda ao ano, que podem ter consequências graves. Mesmo quando as quedas em pessoas da terceira idade causam lesões menores, elas podem afetar a qualidade de vida, levando-as ao medo de cair com frequência e podendo causar restrição de atividades, mobilidade, independência, isolamento social e possibilidade de depressão.

A fratura de fêmur é a lesão mais comum decorrente das quedas e a causa mais frequente de internações e emergências.

Outro risco das quedas é a osteoporose, cada vez mais comum na população sênior, é considerada uma patologia frequente no público da terceira idade, especialmente desenvolvida em mulheres após a menopausa, atingindo cerca de 1 em cada 3 mulheres, enquanto que nos homens a frequência é menor, de 1 em cada 6 homens. E um grande risco de prejudicar a qualidade de vida a partir de uma pequena queda.

Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência da pessoa e interferindo em todo o núcleo familiar.

FisioForma Pilates & CoreAlign - Moinhos de Vento - Porto Alegre   Prevenção de quedas. Equilibre a sua vida.

COMO O PILATES E O COREALIGN PODEM AJUDAR A PREVENIR AS QUEDAS NA TERCEIRA IDADE ?

Evitar o evento de queda é considerado hoje uma conduta de boa prática, sendo um indicador de qualidade de serviços para a população acima de 60 anos.

Mas como evitar as quedas?

Primeiro é importante mencionar que existe um maior número de risco de queda em pessoas acima de 60 anos que não praticam nenhum tipo de atividade física. É muito importante participar de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo.

O Pilates e o Corealign são cada vez mais indicados como prevenção de quedas no público sênior, já que os métodos enfatizam a melhoria da força muscular, equilíbrio e flexibilidade. Os movimentos suaves do Pilates e de equilíbrio do Corealign fazem com que a prática seja cada vez mais recomendada para a terceira idade.

Neste sentido, a utilização de um programa de exercícios físicos baseado nos métodos Pilates e Corealign são essenciais para prevenir e minimizar os números de quedas.

 Os objetivos dos exercícios na prevenção são:

  •          Desenvolver e aperfeiçoar o equilíbrio;
  •          Fortalecer a musculatura de membros inferiores;
  •          Melhorar a amplitude de movimento articular;
  •          Aumentar a flexibilidade;
  •          Desenvolver a coordenação e a agilidade durante os movimentos;
  •          Fortalecer a musculatura de tronco para estabilizar o corpo;
  •          Melhorar a função cardio-respiratória;
  •          Reduzir e, se possível, eliminar o receio de cair;
  •          Aperfeiçoar a autonomia e independência;
  •          Identificar os riscos e orientar para uma maior segurança em ambiente doméstico;

Mas existem parâmetros definidos com relação a quais exercícios são apropriados para o público 60+, tanto no método Pilates quanto no Corealign.

Por isto, é fundamental procurar clínicas com fisioterapeutas especializados, que tenham conhecimento aprofundado e experiência para trabalhar com o público 60+, desenvolvendo um conjunto de exercícios apropriados de acordo com a avaliação médica e fisioterapêutica de cada paciente e aluno. 

Além do bem-estar e condicionamento físico, as sessões de Pilates e Corealign proporcionam momentos de satisfação e bem-estar mental para quem os pratica, sensação que perdura após as sessões, além de criar um ambiente de amizade e convívio social entre os praticantes.


“Quando eu penso na Fisioforma eu associo com a palavra terapia. Tinha problemas na coluna e sempre tive meus problemas de saúde resolvidos. Na Fisioforma o ambiente é muito gostoso, a equipe de trabalho é ótima...desde a recepcionista, que é maravilhosa. Aparelhagem muito diversificada e de qualidade.”
- Estela, 64.

A CLÍNICA FISIOFORMA PILATES E COREALIGN

A Fisioforma é um clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos pacientes e alunos através dos métodos Pilates e Corealign. 

Desde 1986, a Fisioforma tem como missão proporcionar às pessoas bem estar físico e mental, através da prática acompanhada de atividades físicas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência, como o Pilates e o Corealign.

Os profissionais da Fisioforma são fisioterapeutas formados com especialização e experiência em Pilates e no inovador CoreAlign, com estudo profundo e conhecimento sobre anatomia, reabilitação e tratamentos de dores na coluna e sua relação com os diferentes movimentos do Pilates e Corealign. 


CONHEÇA O MÉTODO DA FISIOFORMA

1)    Avaliação Inicial Pessoal

Ao chegar na Fisioforma cada pessoa é avaliada individualmente por um profissional fisioterapeuta especializado, identificando as particularidades, restrições e metas de cada aluno ou paciente. As avaliações são contínuas e ocorrem através da evolução das sessões.

2)    Fisioterapia com Pilates e CoreAlign

Utilizamos os métodos Pilates e do inovador CoreAlign para fortalecimento da musculatura da coluna, através de uma equipe de fisioterapeutas especializados para cuidar da sua saúde e musculatura de uma forma segura e sem riscos.

3)    Sessões Personalizadas

Na Fisioforma as sessões são de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta garantindo toda atenção e atendimento que nossos pacientes e alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de sessões que serão agendadas no mês.


AGENDE SUA SESSÃO : 

Rua Florêncio Ygartua, 188/02

Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS)

Agende hoje mesmo sua sessão na Fiosoforma e tenha uma avaliação gratuita por uma de nossas fisioterapeutas:

Central de Atendimento:

(51) 3222.2132 97400.8430

contato@fisioforma-rs.com.br

Horários das sessões:

De Segunda à Sexta das 7h30min às 20h30min