Exercícios para evitar desconforto em longas viagens

No feriado prolongado ou até mesmo no final de semana, muita gente não perde a oportunidade de arrumar as malas e viajar, em alguns casos, para bem longe.

Porém, junto da alegria de viajar, estão alguns desconfortos, típicos de viagens longas, tais como as dores musculares e incômodos que podem acontecer quando se fica muito tempo sentado no avião, no carro ou no ônibus, mas é possível evitar alguns destes problemas.

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Exercícios físicos para viagens de avião

A poltrona estreita, as longas horas a se enfrentar na viagem e até mesmo o ar seco do avião deixam qualquer viajante desconfortável e podem desencadear inchaços e dores musculares.

1. Trabalhe os pés:

Por conta das várias horas sentado, o corpo encontra dificuldades em fazer o sangue circular normalmente. A gravidade, aliada com a baixa pressão da cabine, são as principais inimigas para a circulação. É só olhar para seus pés para encontrar a prova disso: muito provavelmente eles estarão inchados.

O ideal, é exercitar os pés e as pernas constantemente.

Para exercitar os pés, faça os seguintes movimentos:

Sentado em sua poltrona, levante os calcanhares, deixando apenas as pontas dos pés no chão. Suba e desça os calcanhares por pelo menos 10 respirações. Faça bem devagar para evitar câimbras, é muito comum acontecer se você fizer o movimento muito rápido.

Depois, com os calcanhares apoiados no chão, mova as pontas dos pés para cima e para baixo, também por 10 respirações. Por último, ainda com os calcanhares no chão, mova-os, para a direita e esquerda, mas faça uma perna de cada vez. Procure fazer os movimentos sem os sapatos.

2. Trabalhe as pernas:

Estique-as o quanto puder e mexa seus pés em círculos, lentamente. Faça isso primeiro com a perna direita e depois com a perna esquerda.

Se o espaço permitir, procure cruzar uma perna sobre a outra, formando com elas um 4. Leve seu corpo para frente, sempre com a coluna ereta, e fique assim por aproximadamente 30 segundos, respirando profundamente.

Lembre-se de inspirar o ar pelo nariz e o soltar pela boca, sempre com a postura ereta. Repita esses exercícios frequentemente, pelo menos a cada meia hora e aproveite para caminhar pelos corredores da aeronave, o que ajuda na circulação sanguínea.

Exercícios físicos para viagens de carro

Motoristas e caroneiros devem prestar atenção ao corpo ao saírem para longas viagens de carro. Os motoristas principalmente, pois a tensão do trânsito aumenta ainda mais as chances de dores musculares.

Quem viaja por terra tem a vantagem de programar paradas para esticar as pernas. Mas, ainda assim, é importante exercitar-se durante o trajeto.

1. Trabalhe os pés:

Assim como no avião, os pés sofrem também nas viagens de carro. Portanto, movimente seus pés para cima e para baixo, como ensinamos acima.

Outro exercício interessante indicado pela educadora física é esticar a perna, deixando apenas o calcanhar apoiado ao chão e, mentalmente, “puxar” cada dedo do pé, um de cada vez. Este movimento trabalha os músculos da panturrilha e ajudam a circulação a fluir melhor.

2. Trabalhe os ombros:

Os ombros também precisam de atenção e cuidado. Faça movimentos circulares lentamente com os ombros, primeiro com o direito, depois com o esquerdo, e por último com os dois.

Exercícios físicos para viagens de ônibus

Ainda que mais cansativa, a viagem de ônibus, em geral, conta com algumas paradas. Aproveite sempre para sair e caminhar, alongando as pernas e coluna, preferencialmente.

Os exercícios indicados nas viagens de carro também podem ser aplicados para viagens de ônibus. A poltrona larga e com mais espaço entre o banco da frente permite ampliar os exercícios de pés e favorecer a extensão dos joelhos.

Fonte: https://nativoo.sbtur.com/bem-estar/exercicios-fisicos-para-viagens/


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