6 curiosidades sobre o Pilates

A prática, cada vez mais comum, ajuda alinhar o corpo, fortalece a musculatura abdominal, aumenta a resistência e a flexibilidade.


1. O Pilates nem sempre teve este nome

O Pilates nem sempre teve o nome de seu criador, Joseph Pilates. O nome original do método era Contrologia, pois a ideia era que as pessoas ganhassem um maior controle sobre o corpo, a mente e os músculos.

Seu criador acreditava que a melhora da saúde física dependia de alguns fatores: a fluidez e o controle dos movimentos, a atenção à respiração, o fortalecimento do core, a precisão dos exercícios e, claro, a concentração.

2. Era utilizado na reabilitação de soldados da guerra e atletas

Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates foi preso em um campo de concentração na Inglaterra, onde tratou de soldados alemães enfermos por meio de seus exercícios e aparelhos criados com uso de molas e camas. Anos depois, de volta à Alemanha, foi convidado para treinar bailarinos profissionais, como Rudolf Von Laban, e o campeão de boxe dos pesos pesados Max Schmeling.

Rudolf Von Laban  aplicava movimento do Pilates em suas técnicas de dança.

Rudolf Von Laban aplicava movimento do Pilates em suas técnicas de dança.

3. Oferece uma variedade de exercícios

Originalmente, o Pilates foi criado com base em 34 exercícios praticados com o apoio de quatro aparelhos. Com o tempo, passou a ser executado com diversos aparelhos, chegando a oferecer mais de 1.000 exercícios, os quais podem ser praticados com ou sem o auxílio de equipamentos, deixando o praticante livre para se exercitar em qualquer local.

Outra vantagem é que cada indivíduo pode se adaptar melhor a qual exercício se encaixa em seu perfil. Todos os movimentos são de grande qualidade para o organismo.

4. Alivia a tensão pré-menstrual

Um dos grandes males para as mulheres é a tensão pré-menstrual. A prática do Pilates alivia os problemas que a TPM pode trazer, como dores de cabeça, cansaço, inchaço, dores menstruais, irritabilidade, compulsão alimentar, entre outros.

Isso ocorre porque, ao praticá-lo, o organismo libera endorfina, conhecido como o “hormônio do prazer”, que alivia as tensões diárias, inclusive as agravadas pela TPM.

Além disso, o Pilates melhora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso parassimpático a reduzir o estresse e até a ansiedade, resultando em sensação de bem-estar e relaxamento, fundamentais para diminuir os sintomas da TPM.

Ademais, o Pilates trabalha muito a região do assoalho pélvico, permitindo o alívio das cólicas.

5. Pode ser praticado por gestantes

O Pilates colabora com a redução de dores nas costas e retenção de líquido nos membros inferiores. Muitos movimentos desenvolvem o assoalho pélvico, o que ajuda as grávidas na hora do parto.

Tudo deve ser feito com recomendação do obstetra e acompanhamento de um profissional. Para as futuras mamães que já praticavam o Pilates antes da gravidez, na maioria dos casos não é preciso interromper a atividade, sendo que muitas chegam a praticá-la até o fim da gestação.

Fisioforma Pilates & CoreAlign - Fisioforma Porto Alegre - Pilates Porto Alegre - Pilates Moinhos de Vento - Pilates e CoreAlign - Fisioforma Pilates - Fisioforma - Fisioforma CoreAlign - CoreAlign Porto Alegre - Pilates para gestantes - Pilates gestante.jpg

6. É utilizado para tratar pacientes neurológicos

O Pilates ajuda na recuperação de pacientes que sofreram algum trauma neurológico resultante de lesões na medula, Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), dentre outros.

O método ajuda a melhorar a coordenação, equilíbrio e força, que geralmente são afetados nessas lesões. Como também trabalha a elasticidade e flexibilidade, a atividade melhora e execução de tarefas cotidianas e a qualidade de vida do paciente.


A CLÍNICA FISIOFORMA PILATES E COREALIGN

A Fisioforma é um clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos alunos através dos métodos Pilates e CoreAlign. 

Desde 1986, a Fisioforma tem como missão proporcionar às pessoas bem estar físico e mental, através da prática acompanhada de atividades físicas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência, como o Pilates e o CoreAlign.

Os profissionais da Fisioforma são fisioterapeutas formados com especialização e experiência em Pilates e no inovador CoreAlign, com estudo profundo e conhecimento sobre anatomia, reabilitação e tratamentos de dores na coluna e sua relação com os diferentes movimentos do Pilates e CoreAlign. 

CONHEÇA O MÉTODO DA FISIOFORMA

1) Avaliação Inicial Pessoal

Ao chegar na Fisioforma cada pessoa é avaliada individualmente por um profissional fisioterapeuta especializado, identificando as particularidades, restrições e metas de cada aluno ou paciente. As avaliações são contínuas e ocorrem através da evolução das sessões.

2) Fisioterapia com Pilates e CoreAlign

Utilizamos os métodos Pilates e do inovador CoreAlign para fortalecimento da musculatura da coluna, através de uma equipe de fisioterapeutas especializados para cuidar da sua saúde e musculatura de uma forma segura e sem riscos.

3) Sessões Personalizadas

Na Fisioforma as sessões são de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta garantindo toda atenção e atendimento que nossos pacientes e alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de sessões que serão agendadas no mês.


AGENDE SUA SESSÃO : 

Rua Florêncio Ygartua, 188/02

Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS)

Agende hoje mesmo sua sessão na Fisioforma e tenha uma avaliação gratuita por uma de nossas fisioterapeutas:

Central de Atendimento:

(51) 3222.2132 97400.8430

contato@fisioforma-rs.com.br

Horários das sessões:

De Segunda à Sexta das 7h30min às 20h30min

Sessões de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta em cada aula, garantindo toda atenção e atendimento que nossos alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de aulas que serão agendadas naquele mês.