Saiba como o Pilates e o CoreAlign ajudam em casos com Osteoporose

FisioForma Prevenção Osteoporose - Pilates e CoreAlign - Moinhos de Vento - Porto Alegre

SAIBA COM O PILATES E O COREALIGN AJUDAM EM CASOS COM OSTEOPOROSE

Com o aumento na expectativa de vida, a osteoporose vem sendo cada vez mais comum, pois é uma patologia da terceira idade, especialmente desenvolvida em mulheres após a menopausa.

Também acaba tendo um grande impacto na qualidade de vida, independência e mobilidade das pessoas acima de 60 anos.

Cerca de 1 em cada 3 mulheres desenvolve osteoporose após a menopausa, enquanto nos homens acima de 60 anos este número é de 1 em cada 6 desenvolve.


O QUE É A OSTEOPOROSE?

Segundo o site do Centro de Cirurgia da Coluna, do médico Ortopedista Dr. Ernani Abreu, a osteoporose é uma diminuição na calcificação dos ossos, que ficam frágeis e sujeitos a sofrer fraturas, mesmo com impactos muito pequenos. Essas fraturas são muito comuns, podem provocar muita dor e, às vezes, levar a consequências graves, como lesões dos nervos ou deformação da coluna.

A osteoporose não dói nem causa outros sintomas. O grande problema da osteoporose é que ela deixa o osso mais fraco, com risco maior de sofrer fraturas, mesmo em traumatismos leves ou esforços normais do dia a dia.

As quedas são um dos grandes riscos no público 60+ são as quedas, e muitas delas acontecem em casa, no cotidiano e em atividades da vida diárias (AVDs). Uma simples queda pode ter um grande impacto na qualidade de vida, independência e mobilidade das pessoas acima de 60 anos e de seus familiares, por isto a importância de tratar e prevenir esta doença.

Saiba mais sobre as quedas no perfil 60+.

Ainda mais que desejamos viver por muito tempo, e com alta qualidade.


Saiba como o Pilates e o CoreAlign ajudam em casos com Osteoporose -FisioForma Pilates & CoreAlign - Porto Alegre - Moinhos de Vento.png

QUAL O PROBLEMA DE TER OSTEOPOROSE? QUE SINTOMAS ELA CAUSA?

Fraturas do punho, fraturas do quadril e fraturas das vértebras (ossos da coluna vertebral) são o tipo mais comum de quebras que afetam pessoas com osteoporose. No entanto, eles também podem ocorrer em outros ossos, como no braço, costelas ou pélvis.

Geralmente não há avisos de que você desenvolveu osteoporose e muitas vezes só é diagnosticada quando um osso é fraturado, o que pode trazer consequências que prejudicam a qualidade de vida, mobilidade e independência da pessoa envolvida e dos familiares.

Um terço das mulheres com 60 anos apresenta fratura de vértebras. Destas, 20% são casos graves, que falecem alguns meses após a fratura.

O QUE SE PODE FAZER PARA EVITAR E PREVENIR A OSTEOPOROSE?

O principal é evitar o sedentarismo com a prática de exercícios físicos, o baixo peso, a perda de massa muscular e as dietas pobres em cálcio e com excesso de fibras e proteínas. Tomar sol aumenta a produção de vitamina D, que ajuda na calcificação. As terapias de reposição hormonal auxiliam, mas devem ser feitas sob orientação médica.

COMO O PILATES E O COREALIGN PODEM AJUDAR A PREVENIR E A REABILITAR A OSTEOPOROSE?

Neste sentido, os métodos Pilates e Corealign oferecem uma excelente plataforma para o fortalecimento dos ossos e a prevenção de fraturas decorrentes da osteoporose, desde que realizados adequadamente.

Esses exercícios de fortalecimento do núcleo não só fortalecem os ossos e ajudam a prevenir futuras lesões, mas também tem ênfase na postura, alinhamento e equilíbrio, bem como movimentos integrados de corpo inteiro.

Esses exercícios de fortalecimento do núcleo não só fortalecem os ossos e ajudam a prevenir futuras lesões, mas também ajudam a derreter a gordura da barriga, o que pode ajudar a proteger contra a osteoporose. Um estudo de Harvard descobriu que as mulheres com gordura da barriga mais visceral diminuíram os níveis de densidade óssea.

exercícios para prevenção, exercícios para reabilitação e questões de segurança para exercícios se você tiver osteoporose. O Pilates é uma forma de exercício que é frequentemente mencionada em relação à osteoporose. 

Mas no Pilates, existem parâmetros definidos quanto a quais exercícios são apropriados para a osteoporose, por isto é fundamental procurar clínicas com fisioterapeutas especializados, que tenham conhecimento aprofundado e experiência para trabalhar com pessoas mais velhas, desenvolvendo um conjunto de exercícios apropriados de acordo com a avaliação médica e fisioterapêutica de cada paciente e aluno.  

Listamos aqui alguns motivos para você conhecer o tratamento de Pilates e CoreAlign e desenvolver uma melhor qualidade de vida:

  • Beneficia a Resistência Física e Mental.

  • Melhora a Flexibilidade e o equilíbrio.

  • Corrige Problemas Posturais.

  • Desenvolve a Concentração.

  • Tonifica a Musculatura modelando o corpo.

  • Melhora a Coordenação Motora.

  • Promove menor Atrito nas Articulações.

  • Alivia Dores Musculares.

  • Beneficia a qualidade de vida e evolução do bem-estar.

  • Desenvolve o controle mental sobre o corpo.

Aluna de 89 anos no CoreAlign na FisioForma

Aluna de 89 anos no CoreAlign na FisioForma


A CLÍNICA FISIOFORMA PILATES E COREALIGN

A Fisioforma é um clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos alunos através dos métodos Pilates e Corealign. 

Desde 1986, a Fisioforma tem como missão proporcionar às pessoas bem estar físico e mental, através da prática acompanhada de atividades físicas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência, como o Pilates e o Corealign.

Os profissionais da Fisioforma são fisioterapeutas formados com especialização e experiência em Pilates e no inovador CoreAlign, com estudo profundo e conhecimento sobre anatomia, reabilitação e tratamentos de dores na coluna e sua relação com os diferentes movimentos do Pilates e Corealign. 


CONHEÇA O MÉTODO DA FISIOFORMA

1)    Avaliação Inicial Pessoal

Ao chegar na Fisioforma cada pessoa é avaliada individualmente por um profissional fisioterapeuta especializado, identificando as particularidades, restrições e metas de cada aluno ou paciente. As avaliações são contínuas e ocorrem através da evolução das sessões.

2)    Fisioterapia com Pilates e CoreAlign

Utilizamos os métodos Pilates e do inovador CoreAlign para fortalecimento da musculatura da coluna, através de uma equipe de fisioterapeutas especializados para cuidar da sua saúde e musculatura de uma forma segura e sem riscos.

3)    Sessões Personalizadas

Na Fisioforma as sessões são de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta garantindo toda atenção e atendimento que nossos pacientes e alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de sessões que serão agendadas no mês.


Agende hoje mesmo sua sessão na Fiosoforma 

AGENDE SUA SESSÃO : 

Rua Florêncio Ygartua, 188/02

Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS)

Central de Atendimento:

(51) 3222.2132 97400.8430

contato@fisioforma-rs.com.br

Horários das sessões:

De Segunda à Sexta das 7h30min às 20h30min

Sessões de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta em cada aula, garantindo toda atenção e atendimento que nossos alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de aulas que serão agendadas naquele mês.