Como o Pilates auxilia nas sequelas do AVC

Pilates para o tratamento de sequelas do AVC - Fisioforma Pilates & CoreAlign - Moinhos de Vento - Porto Alegre - Rio Grande do Sul.png

O Dia Mundial do AVC é comemorado anualmente em 29 de outubro.

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.

 

O que é o AVC?

O AVC também é conhecido popularmente por "derrame cerebral" e acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.

Existem muitos fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer com um AVC, como a regulação da hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo. O histórico familiar de ataques de AVC também é levado em consideração.

Como o Método Pilates Auxilia nas Sequelas do AVC

Segundo matéria do Blog Pilates, o Pilates proporciona controle e fortalecimento muscular, ambos afetados após um AVC, desta forma o Método se torna um importante complemento para a recuperação das sequelas.

Com os exercícios do Método Pilates o equilíbrio do paciente será refeito, permitindo que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas seja novamente restabelecida.

 Haverá também a melhora na recuperação dos movimentos, da respiração, postura e coordenação motora, saindo daquele tratamento convencional que consiste em exercícios de alongamento e exercícios leves; sem falar que os resultados aparecem mais rápido, fazendo com que o paciente se anime e não se entregue, continuando o tratamento.

 

O método aplicado pós-AVC, tem como objetivos principais manter os movimentos nas articulações preservadas e ganhar mais amplitude de movimento nas que foram afetadas; melhorar a coordenação motora assim como a postura; trabalhar a consciência corporal, equilíbrio tanto o estático como o dinâmico; diminuir os efeitos das alterações que o AVC causa no tônus muscular.

Desta forma, a qualidade de vida do paciente melhora, tornando-o mais independente em suas atividades diárias.

Todos os exercícios devem ser iniciados da maneira mais fácil para a realização, sempre respeitando os limites do paciente e adaptando conforme o quadro patológico.

Conforme o paciente for evoluindo, alcançando os objetivos traçados, os exercícios também evoluem, aumentando então o grau de dificuldade dos mesmos, desta forma, mantendo o paciente sempre ativo.

 Conclusão

O Método Pilates possui princípios que são de grande ajuda para uma pessoa que sofreu um AVC pois proporcionam uma atividade física segura e com características que envolvem a concentração e o controle o que estimula o cérebro.

Além disso, uma vez que ajuda na concentração, equilíbrio, força, consciência corporal, o Método Pilates trabalha, desta forma, não só o físico, mas também o mental, aumentando a força muscular, equilíbrio e ganho de amplitude de movimento, além de proporcionar segurança e melhora na qualidade de vida do paciente.

Como os resultados através do Pilates tendem a aparecer mais rápido, o paciente também melhora o seu psicológico, aumentando sua autoestima e confiança, dessa forma torna-se mais ativo e participativo no tratamento.


Fisioforma Pilates & CoreAlign - Porto Alegre - Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul.png

A CLÍNICA FISIOFORMA PILATES E COREALIGN

A Fisioforma é um clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos alunos através dos métodos Pilates e Corealign. 

Desde 1986, a Fisioforma tem como missão proporcionar às pessoas bem estar físico e mental, através da prática acompanhada de atividades físicas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência, como o Pilates e o Corealign.

Os profissionais da Fisioforma são fisioterapeutas formados com especialização e experiência em Pilates e no inovador CoreAlign, com estudo profundo e conhecimento sobre anatomia, reabilitação e tratamentos de dores na coluna e sua relação com os diferentes movimentos do Pilates e Corealign. 

  • CONHEÇA O MÉTODO DA FISIOFORMA

1)    Avaliação Inicial Pessoal

Ao chegar na Fisioforma cada pessoa é avaliada individualmente por um profissional fisioterapeuta especializado, identificando as particularidades, restrições e metas de cada aluno ou paciente. As avaliações são contínuas e ocorrem através da evolução das sessões.

2)    Fisioterapia com Pilates e CoreAlign

Utilizamos os métodos Pilates e do inovador CoreAlign para fortalecimento da musculatura da coluna, através de uma equipe de fisioterapeutas especializados para cuidar da sua saúde e musculatura de uma forma segura e sem riscos.

3)    Sessões Personalizadas

Na Fisioforma as sessões são de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta garantindo toda atenção e atendimento que nossos pacientes e alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de sessões que serão agendadas no mês.

Fonte e matéria completa em http://blogpilates.com.br/tratamento-das-sequelas-de-avc/


AGENDE SUA SESSÃO : 

Rua Florêncio Ygartua, 188/02

Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS)

Agende hoje mesmo sua sessão na Fiosoforma e tenha uma avaliação gratuita por uma de nossas fisioterapeutas:

Central de Atendimento:

(51) 3222.2132 97400.8430

contato@fisioforma-rs.com.br

Horários das sessões:

De Segunda à Sexta das 7h30min às 20h30min