7 grandes benefícios do Pilates e CoreAlign para o público 60+

Manter-se em forma é essencial para o público 60+. Muitas formas de exercício podem ser difíceis para este público em específico. Muitos se voltam para as sessões de Pilates em seus clubes locais como uma maneira de manter a forma enquanto reduzem o risco de lesões que os exercícios de sustentação de peso podem causar. 

Com seu foco na respiração controlada e na qualidade do movimento - não na quantidade de repetições -, muitos especialistas concordam que o Pilates é uma das melhores maneiras deste público específico permanecerem saudáveis.

FisioForma Pilates & CoreAlign - Porto Alegre - Moinhos de Vento

1. Um treino que refresca sua mente e corpo.

Ao enfatizar a respiração correta, o alinhamento correto da coluna vertebral, da pelve e a concentração no movimento suave e fluente, você se torna extremamente sintonizado com o seu corpo. Você realmente aprende a como controlar seu movimento de forma adequada.

A respiração correta é essencial e ajuda você a executar os movimentos com potência e eficiência máxima. Por último, mas não menos importante, aprender a respirar corretamente pode contribuir à redução de estresse.

2. Melhora a sua postura.

Pilates é tudo sobre como se movimentar de forma eficiente. O que torna o Pilates tão importante em relação à postura é que o Pilates nos treina a desenvolver e usar a força central, em vez de manter nossa posição com a musculatura superficial.

Usar os músculos profundos do núcleo - os abdominais, as costas e o assoalho pélvico - para apoiar nossa postura, permite que os ombros relaxem, o pescoço e a cabeça se movam livremente e alivia o estresse nos quadris, pernas e pés.

A maioria de nós conhece uma boa postura quando a vemos, e nós somos inspirados pelo quão livre e forte isso faz a pessoa parecer, mas há muitas razões para se cuidar para a postura. Vale a pena ter um momento para ficar realmente motivado e pôr em prática.

Alguns benefícios de uma boa postura: 

  • Alívio da dor em todo o corpo, incluindo dor nas costas, pescoço, dor no quadril, dor na perna e no pé.

  • Nos permite mover de uma forma eficiente.

  • Melhora a função muscular.

  • Aumenta a amplitude de movimento.

  • Retira a pressão dos órgãos comprimidos.

  • Melhora a circulação do sangue.

  • Cria uma melhor aparência.

  • Aparenta ser mais confiante.

3. Desenvolva a sua respiração.

A atenção cuidadosa aos padrões respiratórios praticados no Pilates não só melhora os padrões de respiração durante os treinos, mas também melhora a circulação sanguínea no corpo. Com uma respiração profunda e adequada, o sangue é mais capaz de fornecer oxigênio aos músculos e órgãos apropriados, o que pode limpar o corpo de toxinas, proporcionar uma sensação revigorante e ajudar os músculos a se recuperarem melhor. 

A respiração no Pilates é uma grande ferramenta para aqueles que buscam por uma melhora na qualidade de vida. Respirando corretamente, o sistema imunológico fica fortalecido, tendo uma melhora na disposição e no bem-estar de forma geral.


7 grandes benefícios do Pilates & Corealign para os 60+ - Fisioforma Pilates & Corealign - Porto Alegre - Moinhos de Vento.png

4. Prevenção à Osteoporose.

A Osteoporose é uma preocupação especial para o público +60. É um enfraquecimento da estrutura do osso, o que torna mais suscetível a fraturas e ossos quebrados. 

Exercícios com pesos, como muitos exercícios de Pilates, são frequentemente recomendados como parte de programas de fortalecimento ósseo para prevenir a Osteoporose. No entanto, uma vez que a condição esteja presente nos ossos, o cenário muda consideravelmente. A razão é que os desafios de equilíbrio, alguns exercícios de sustentação de peso, flexão frontal (flexão) e certos exercícios de torção - todos parte da prática regular de Pilates - não são recomendados para pessoas com Osteoporose. 

Isso significa que eles não podem fazer o Pilates? Não. Significa, no entanto, que o treino deve ser projetado tendo em mente a Osteoporose e deve ser conduzido por um instrutor qualificado de Pilates.

Exercício de Pilates modificado é uma abordagem ideal para um cliente sênior, uma vez que aborda as questões importantes sobre as mudanças no corpo que vêm com a idade. Os benefícios adicionais incluem a realização de tarefas diárias com facilidade para melhorar a qualidade de vida e a confiança.

5. Pilates: Um antídoto para muitas doenças.

Pilates também ajuda com uma variedade de doenças relacionadas com a idade. Os pacientes com Artrite se beneficiam porque os movimentos suaves da média reduzem a chance de compressão das articulações, mantendo a amplitude de movimento ao redor deles. 

Para quem sofre de Osteoporose ou Estenose, o Pilates também pode ajudar. Para a Osteoporose, os exercícios simples e permanentes da perna do Pilates podem aumentar a densidade óssea na coluna e no quadril. 

Para Estenose lombar existem exercícios que podem esticar os músculos das costas e fortalecer os músculos extensores da coluna para contrabalançar as forças da gravidade que podem puxar as pessoas para uma posição curvada.

O Pilates também foi conhecido por retardar ou reverter os efeitos de doenças debilitantes como Parkinson e Esclerose múltipla. 

O movimento intermediário dos exercícios pode ajudar as pessoas a superar a rigidez e a se tornarem mais ágeis. Pode até ajudar com traumas cerebrais como um derrame. Muitos acham que seu equilíbrio, flexibilidade e resistência diminuíram com o tempo. Essas condições são viáveis dentro da maioria dos contextos iniciantes de Pilates, e elas melhorarão à medida que o Pilates for praticado regularmente. 

6. Pilates: Melhor estabilidade e equilíbrio.

O Pilates foca nos movimentos do centro do corpo, em vez das extremidades (braços e pernas), onde, novamente, o potencial de lesão é maior. Para o benefício de adultos mais velhos, o Pilates ensina a ter um controle e estabilidade em uma pequena região de movimento, graduando-se para uma maior amplitude de movimento à medida que ganham controle e confiança.

O aumento do controle e da estabilidade é crucial para o público 60+, pois pode ajudá-los a melhorar muito seu movimento funcional, incluindo equilíbrio e postura. À medida que as pessoas envelhecem, elas podem perder algum equilíbrio e coordenação. 

O Pilates aumenta a força e a flexibilidade tanto no núcleo quanto nas pernas, o que afeta positivamente o equilíbrio. Isso, junto com os benefícios básicos de condicionamento físico, pode lhe ajudar a reduzir o risco de quedas. O Pilates também é uma boa alternativa para este público em específico a se reabilitarem de procedimentos cirúrgicos, como uma cirurgia de prótese ou de joelho.

7. Melhora da força e flexibilidade.

Com a idade, diminui a força muscular, especialmente na parte inferior do corpo e entre as idades de 30-50, a força muscular se reduz em até 30%. A inatividade física contribuirá para a perda muscular, o que, por sua vez, leva à diminuição da resistência muscular, resultando em fadiga precoce e aumento do risco de queda. 

A perda de força muscular afeta a habilidade de caminhar, subir escadas e levantar-se de uma cadeira. A flexibilidade também se deteriora com a idade. Exercícios de Pilates irão abordar estas questões e melhorar o equilíbrio muscular do corpo


A CLÍNICA FISIOFORMA PILATES E COREALIGN

A Fisioforma é um clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos alunos através dos métodos Pilates e Corealign. 

Desde 1986, a Fisioforma tem como missão proporcionar às pessoas bem estar físico e mental, através da prática acompanhada de atividades físicas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência, como o Pilates e o Corealign.

Os profissionais da Fisioforma são fisioterapeutas formados com especialização e experiência em Pilates e no inovador CoreAlign, com estudo profundo e conhecimento sobre anatomia, reabilitação e tratamentos de dores na coluna e sua relação com os diferentes movimentos do Pilates e Corealign. 

 

  • CONHEÇA O MÉTODO DA FISIOFORMA

1)    Avaliação Inicial Pessoal

Ao chegar na Fisioforma cada pessoa é avaliada individualmente por um profissional fisioterapeuta especializado, identificando as particularidades, restrições e metas de cada aluno ou paciente. As avaliações são contínuas e ocorrem através da evolução das sessões.

2)    Fisioterapia com Pilates e CoreAlign

Utilizamos os métodos Pilates e do inovador CoreAlign para fortalecimento da musculatura da coluna, através de uma equipe de fisioterapeutas especializados para cuidar da sua saúde e musculatura de uma forma segura e sem riscos.

3)    Sessões Personalizadas

Na Fisioforma as sessões são de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta garantindo toda atenção e atendimento que nossos pacientes e alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de sessões que serão agendadas no mês.


AGENDE SUA SESSÃO : 

Rua Florêncio Ygartua, 188/02

Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS)

Agende hoje mesmo sua sessão na Fiosoforma e tenha uma avaliação gratuita por uma de nossas fisioterapeutas:

Central de Atendimento:

(51) 3222.2132 97400.8430

contato@fisioforma-rs.com.br

Horários das sessões:

De Segunda à Sexta das 7h30min às 20h30min

Sessões de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta em cada aula, garantindo toda atenção e atendimento que nossos alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de aulas que serão agendadas naquele mês.