Como o método Pilates ajuda no tratamento da Escoliose

Escoliose é uma deformidade caracterizada pela existência de uma curvatura lateral da coluna, fazendo com que o corpo fique assimétrico. Sua prevalência é de nove meninas para um menino.

O tratamento depende de cada caso, nos casos em que o desvio é menor, costuma-se indicar exercícios posturais, como as atividades exercidas no Pilates.

Objetivo do trabalho com o Pilates

A prática desse método acarreta benefícios sobre a flexibilidade, o alinhamento postural e a coordenação motora. Além do aumento da força muscular, o que demonstra uma relação direta com o processo de reeducação postural.

O método Pilates surge como uma opção muito eficaz no tratamento da escoliose. Porque consegue trabalhar grupos musculares profundos e que estão diretamente relacionados com a estabilização da coluna vertebral.

Um programa de exercícios no Pilates deve conter movimentos que priorizem a ativação dos músculos estabilizadores. Alguns exercícios específicos do método Pilates, podem ser aplicados para tratar a escoliose, e são importantes porque trabalham vários grupos musculares simultaneamente. O Pilates envolve bastante exercícios que trabalham de forma harmoniosa e rítmica trazendo juntamente com a respiração, a promoção de relaxamento e alívio de tensões.

Vamos ver mais sobre esses exercícios indicados:

1. SIDE BEND

  • Fortalecer: Multífideos, quadrado lombar, deltoide, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.

  • Mobilizar: curva lombar.

  • Alongar: cadeia lateral.

2. MERMAID

  • Fortalecer: Multífideos, quadrado lombar, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.

  • Mobilizar: curvas lombar e torácica.

  • Alongar: cadeia lateral.

 3. KNEE STRETCHES

  • Fortalecer: quadríceps, isquiotibiais, multífideos, quadrado lombar, eretores da espinha, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, e demais músculos da casa de força.

  • Mobilizar: curva lombar e torácica.

  • Alongar: cadeia anterior.

Conclusão:

Considerando que a escoliose promove desequilíbrios de força e comprimento musculares no tronco, é necessário que a intervenção fisioterapêutica inclua a estabilização e a simetria muscular como foco de tratamento.

Assim, um programa de estabilização central, incluindo exercícios de fortalecimento dos músculos, deve ser indicado como meio de reabilitação em alterações posturais importantes, a exemplo da escoliose.

Estudos demonstram que o método Pilates promove a estabilização lombo-pélvica e abdominal, além da flexibilidade.

O treinamento da estabilização central, que representa a base do método, contribui para um melhor alinhamento postural. 

Queres saber mais sobre a Escoliose ? Clique aqui para conferir o artigo sobre esta patologia no site do Dr. Ernani Abreu.


A CLÍNICA FISIOFORMA PILATES E COREALIGN

A Fisioforma é um clínica de fisioterapia localizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre que tem como objetivos: a prevenção, reabilitação física e bem-estar mental dos nossos alunos através dos métodos Pilates e Corealign. 

Desde 1986, a Fisioforma tem como missão proporcionar às pessoas bem estar físico e mental, através da prática acompanhada de atividades físicas mundialmente reconhecidas pela sua eficiência, como o Pilates e o Corealign.

Os profissionais da Fisioforma são fisioterapeutas formados com especialização e experiência em Pilates e no inovador CoreAlign, com estudo profundo e conhecimento sobre anatomia, reabilitação e tratamentos de dores na coluna e sua relação com os diferentes movimentos do Pilates e Corealign. 


CONHEÇA O MÉTODO DA FISIOFORMA

1)    Avaliação Inicial Pessoal

Ao chegar na Fisioforma cada pessoa é avaliada individualmente por um profissional fisioterapeuta especializado, identificando as particularidades, restrições e metas de cada aluno ou paciente. As avaliações são contínuas e ocorrem através da evolução das sessões.

2)    Fisioterapia com Pilates e CoreAlign

Utilizamos os métodos Pilates e do inovador CoreAlign para fortalecimento da musculatura da coluna, através de uma equipe de fisioterapeutas especializados para cuidar da sua saúde e musculatura de uma forma segura e sem riscos.

3)    Sessões Personalizadas

Na Fisioforma as sessões são de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta garantindo toda atenção e atendimento que nossos pacientes e alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de sessões que serão agendadas no mês. 


AGENDE SUA SESSÃO : 

Rua Florêncio Ygartua, 188/02

Moinhos de Vento - Porto Alegre (RS)

Central de Atendimento:

(51) 3222.2132 97400.8430

contato@fisioforma-rs.com.br

Horários das sessões:

De Segunda à Sexta das 7h30min às 20h30min

Sessões de 55 minutos com no máximo 2 pessoas por fisioterapeuta em cada aula, garantindo toda atenção e atendimento que nossos alunos merecem, alcançando os resultados terapêuticos desejados. O valor da aula é individual, proporcional a quantidade de aulas que serão agendadas naquele mês.